Os malefícios e benefícios das Redes Sociais

Os malefícios e benefícios das Redes Sociais

 

Ao se falar em malefícios e benefícios das redes sociais, a principio nos vem a cabeça somente os seus benefícios já que se tornaram cada vez mais presentes no nosso cotidiano, não só como meio de entretenimento, mas como ferramenta de trabalho e até “cupido” , já que muitas pessoas procuram e as vezes até encontram outras pessoas para se relacionar amorosamente através das redes sociais.

Muitos utilizam as redes sociais exatamente no intuito de socializar, fazer amigos, se comunicar com mais facilidade com quem está longe e também utiliza-las como ferramenta de trabalho.

Redes sociais não são só o “mar de rosas” que parecem ser, aquele mundo perfeito, muito pelo contrário, assim como existem pessoas que a utilizam “para fazer o bem”, também existem aquelas que a utilizam para fazer o mal as outras pessoas, criando muitas vezes perfis (um conjunto de fotos e experiências que contam a sua história nas redes sociais) falsos chamados de “fakes” (no Facebook e outras redes) para insultar as pessoas de todas as formas possíveis, criando um “atalho” para o cometimento de diversos crimes.

Gonçalves com suas palavras afirma que:

As redes sociais se transformaram em uma verdadeira febre, inicialmente entre os adolescentes, porém, agora, conseguiram agregar também todas as faixas etárias por possuir um elemento atrativo poderoso, isto é, a possibilidade de encontrar amigos há muito perdidos ou fazer novas amizades online em uma velocidade muito maior do que no mundo real. O principal atrativo de uma rede social é a visibilidade, isto é, uma pessoa que na vida real é tímida e retraída pode muito bem se utilizar da ferramenta da rede social para conquistar e disseminar novas amizades que provavelmente jamais faria na vida real.

Na cabeça das pessoas que visam a rede social como um “ mundo paralelo” se passa que cometendo crime na internet e através das redes sociais eles estão livres de qualquer penalidade, que este mundo virtual é inalcançável para o cumprimento das leis, dos direitos do outrem, etc. Nesse sentido Gonçalves ainda afirma que:

Essa febre por aparecer, conseguiu suprir o desenvolvimento de outra arma extremamente perigosa: os avatares e o second life. Essa possibilidade de viver em uma realidade alternativa com um personagem criado digitalmente segundo o qual iria conviver com outros avatares em uma realidade alternativa. As possibilidades de mentiras de um avatar falso, de conversas com fins escusos eram enormes, porém, a febre das redes sociais esfriou este meio alternativo de realidade que representava uma cultura criminosa potencialmente danosa.3

Paes elaborou uma pequena lista dos principais riscos (malefícios) e dos benefícios das redes sociais:

Riscos:

  1. Exposição excessiva! Você posta alguma coisa em uma rede social e o que você postou pode chegar em muita gente, gente que nem sempre tem as melhores intenções.
  2. Afinal quando você procura informações sobre alguém onde você procura? Crítica! Sobre qualquer coisa nas redes sociais é um assunto a ser levado a sério, principalmente se estiver procurando um emprego. O Facebook é a rede social mais consultada pelos recrutadores em busca dos pontos positivos ou negativos dos candidatos na hora de preencher uma vaga.

3- Falsas identidades! Tendo em conta a facilidade com que se pode criar uma página pessoal nos sítios de redes sociais, um utilizador mal-intencionado também pode criar uma página com dados falsos para atrair um determinado tipo de pessoas e as enganar, importunar ou explorar. Um exemplo disso são os molestadores de crianças, que criam páginas de perfil fazendo-se passar por jovens com determinados interesses, a fim de se aproximarem de uma criança vulnerável.

Benefícios:

1- Comunicação instantânea! É possível compartilhar conhecimentos, noticias e acontecimentos que ocorrem no outro lado do mundo, sem custo algum e com muito dinamismo.

2- Fóruns ou grupos! Pessoas que possuem o mesmo interesse, usam esta ferramenta para discutir ideias, fazer pesquisas ou até mesmo vender produtos usados.

3- Rede de relacionamento! É possível ter praticamente todas as pessoas que você conhece ali em um mesmo lugar. Isso sem contar a facilidade de fazer novas amizades.

“Infelizmente, os usuários destas redes muito se expõem, facilitando ataques ilícitos, assim como é uma constante a presença de crianças e adolescentes, os quais são vítimas potenciais de crimes, devido a maior abertura para contatos virtuais.”

Diante dos malefícios e benefícios expostos, podemos afirmar que não se pode enxergar apenas os benefícios e esquecer-se dos malefícios que as redes sociais nos oferecem, deve-se sempre estar atento ao que expõe nesse “mundo virtual” e sempre desconfiar, pois não se sabe quem está do outro lado e a intenção nem sempre é boa. Não é o mundo perfeito como muitas vezes imaginamos e que sempre estamos vulneráveis a ser vitimas de atos ilícitos de outrem.